-
Arquitetos: Atelier Cite Architecture
- Área: 20000 m²
- Ano: 2012
-
Fotógrafo:Michel Denancé
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao responder questões sobre características específicas de uma certa área, não somente garante-se a proteção do patrimônio cultural na mesma, mas também indaga-se em como a herança cultural pode ser usada como uma base para dar forma a uma nova paisagem.
A cidade de Raon l'Etape abrange uma área verde ao longo das margens do rio Meurthe. Esta zona, abandonada por um longo período de tempo, é o coração de um projeto de desenvolvimento concedido pela cidade.
A área de intervenção definida no projeto é delimitada pelo curso urbano do rio Meurte. Através do desenvolvimento dos espaços públicos e naturais, o projeto garantirá um futuro sustentável para a zona.
A posição estratégica permite que o projeto impacte de diversas maneiras:
- Ao unificar as diferentes entidades que compõem a cidade de Raon l'Etape e, portanto, envolvendo toda a comunidade.
- Ao desenvolver e instalar novos meios de transporte que permitam uma verdadeira alternativa à dominação da cidade por automóveis.
- Ao fornecer uma base potencial para atividades de lazer e turismo.
- Finalmente, o novo desenvolvimento incentiva uma continuidade e o aperfeiçoamento das ligações entre a cidade do futuro e o patrimônio cultural.
O projeto avançou passo a passo: a primeira fase - reconhecida pelo prêmio "amenagement du Moniteur-2009" - foi seguida por uma segunda fase, um edifício, atualmente prestes a terminar.
O desenvolvimento está em sintonia com a geografia da cidade e usa efeitos discretos para destacar a singularidade e a atmosfera da área.
A fase 1 confirma a continuidade da zona com o centro da cidade por suas estruturas minerais estritas, enquanto a fase 2 sublinha a presença de atividades de lazer (piscina, hortas familiares, loteamentos, pesca ...) já estabelecida na paisagem natural das margens do rio , mas também propõe novo uso da área:
- A grande praia para atividades de lazer e um espaço para relaxar também serve como uma zona de controle de inundações e local para canoagem. Passarelas suaves incentivam o uso das margens do rio pelos habitantes de Raon l'Etape.
O projeto para as margens do Meurthe foi concebido para respeitar o conceito de sustentabilidade que facilite a expansão futura da área. A gestão cuidadosa da vegetação da margem do rio estabiliza a mesma, limitando a erosão e permitindo a diversificação da flora em locais específicas.
O projeto de iluminação responde a vários requisitos, para mostrar a área desenvolvida no seu melhor e criar uma atmosfera de iluminação noturna que respeite a segurança da área, a proteção do ambiente e a economia de energia. O conceito de desenvolvimento sustentável é a base do projeto de iluminação para Raon l'Etape.
O minimalismo intencional para esta parte do projeto leva a uma limitação dos pontos iluminados na área iluminada e a aceitação de algumas áreas mais escuras no centro da cidade: por exemplo, o próprio rio Meurthe permanece escuro e reflete as luzes como um espelho.
O projeto de iluminação em Raon l'Etape resolve um paradoxo dos nossos tempos: dar iluminação noturna adequada para certas zonas, sublinhando o caráter de outros aspectos do projeto e utilizando técnicas de economia de energia.
Os conceitos fundamentais são:
-O projeto otimiza o consumo geral de energia pelo uso de materiais com uma elevada eficiência luminosa, controle de ofuscamento, adaptação da altura e comprimento das unidades de iluminação, de modo a limitar o número de pontos iluminados ...
-Limitação de manutenção, escolhendo luzes com uma longa vida útil e a escolha de uma variedade de sistemas para aumentar a longevidade da instalação.
-Finalmente, o uso de materiais, tais como postes de madeira, por exemplo, com um baixo impacto ambiental em sua fabricação e transporte.